sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Primeiras Semanas em Cal Poly - SLO


Oooi Pessoal!
Muitos ja sabiam que eu estava lutando pra conseguir um intercambio na faixa pelo CSF, mas minha partida foi realmente DO NADA...isso porque meu resultado saiu dia 30 de novembro de 2013, tive de correr atras de visto, entrevistas, pagamentos, banco, bolsas de estudo,trancamento da facul (actually mobilidade academica), desligamento da IC ,  etc.etc.etc e quando eu vi ja era dia 3 e eu estava no aeroporto de guarulhos chorando rios...
Apos a partida comovente, que descrevo como um kanguru quando sai da bolsa da mae: "Ta, e agora o que que eu faco???" Tive que cortar o choro pra poder entender o que todos diziam e fazer o que todos mandavam pra poder sair do pais e entrar nos EUA.
Jogaram fora 10ml de solucao pra lentes de contato da minha bolsa de mao mas nao se importaram com os 2L que carregava na mala .-.
As 9am, dentro do aviao, classe economica, estava uma zoeira! Ja me acostumava com as conversas em ingles...e os programas em ingles. A decolagem nao foi tao turbulenta quanto dizem, mas de certa forma consegui ver a turbulencia que ocorre com a camada de ar acima da asa direita quado decolamos, parecia um turbilhao de gases...tinha uma extensao e parecia opaco o.o Seguem algumas fotos parecidas com o que to tentando explicar:

Mas, tudo normal...era o esperado e estudado em MecFlu! Eh o resultado das pressoes em varios sentidos que permite que o aviao levante voo!
A inercia do inicio foi bem forte, ate chegarmos acima das nuvens e estabilizarmos.  A pressao caiu e eu peguei no sono...dormi ate 10:30 quando comecaram a servir o almoco. Teve Chicken com beringela e pimentoes, arroz, salada, pao e de sobremesa um bolinho de chocolate.Segue a imagem:




O banheiro eh pequeno mas cabe tudo, ate fraldario. Os americanos sao realmente muito praticos...o lixo gerado vai pra privada tb e para isso fazem papel que degrada em 2 minutos. Desta forma nao gastam com lixo. Para isso todas as privadas tem succao boa, dai nada intala, e tambem nao usam muita agua. Se fosse no Brasil...Apos mais algumas horas de filmes e audiobooks e algumas turbulencias fortes que pareciamos que iamos cair, o capitao dizia algo no auto falante em ingles e portugues e nao dava pra entender nada...Pelo menos os comissarios eram muito simpaticos e falavam super bem ambas as linguas..ate tiravam sarro. Teve um que me perguntou qual sanduiche eu ia querer. Eu perguntei quais eram as opcoes e ele falou "mas voce naos ouvi o que eu tinha explicado para a moca na sua frente?!" E realmente eu tinha ouvido mas queria ter certeza q era turkey ou vegetarian. Dai eu falei " Nao...eh porque na verdade eu gosto de falar com voce kkkk" #truestory. Alias, este foi o lanche: 



A viagem foi meio boring pois ninguem estava de janelinha aberta e o escurinho nos induzia a dormir pra suportar essa viagem de 10h. Chegamos em Charlote as 15:40 ou 18:40 pro Brasil. O Check-in demorou muuuito...1h e meia quase. Dai teve uma entrevistinha basica em que tive de mostrar o DS-2019, mas nao perdi este voo, fui correndo no banheiro, comprei uma agua e um pringles e entrei no aviao. Demoramos 1h pra partir pois o piloto disse que o tempo estava muito ruim. A viagem foi ruim, nao deu pra ver nada desta vez pois ja era noite...7h em Charlote e 22h noo Brasil. Passei enjoo e dor de cabeca fracos, talvez por nao comer direito nem me hidratar direito. Chegamos em Phoenix 10 min apos o proximo voo....dai tive de passar a noite em um hotel pago pela US airlines, com translado e breakfast inclusos.Segue as fotos do hotel:
 Quarto do hotel

Banheiro com Banheira: tive de tomar banho de banheira pois nao sabia como ligar o chuveiro. Depois aprendi que devo fechar a torneira debaixo para acionar o chuveiro.

 Tinha ate cafeteira no quarto!
Breakfast: leite na caixinha e omelet personalizado.

No hotel conheci uma menina muito legal, a Juliana, brasileira que estava indo pro Canada, que eh onde mora por um tempinho ja mas perdeu o voo assim como eu. Me ensinou sobre o chuveiro e sobre dar gorjeta para servicos em restaurante. Assim voce deve pagar o valor ($4pois eu peguei o cafe completo) + tip (gorjeta) que costuma ser 18%

O aeroporto de Phoenix era enoooorme. Seguem algumas fotos:

 Na espera pelo aviao conheci a Candice, uma vovo muito simpatica que me ensinou tudo sobre SLO (San Luis Obispo) e sobre seu cachorrinho! Peguei o aviao e sentei em primeira classe ahaha exatamente o primeiro assento. Era chato pois nao podia deixar a mala no chao perto da gente, mas pelo menos sentei na janelinha. Vi SLO inteira do aviao. Seguem as fotos:


Vists da partida de Phoenix








Imagens da chegada a California - San Luis Obispo

Chegando la, as primeiras fichas comecaram a cair...eu estava SOZINHA. Mal sabia onde fazia o check-in. Parei alguem que voltava de ferias pra me ajudar e este menino me levou ate a desk do building Estrella, onde eu ia ficar. Apos assinar alguns papeis e estar ciente de que nao estou com meningite entrei no meu quarto, apos usar o cartao 2x e digitar minha senha pra abrir as portas. Ele eh bem simples:


A vista da janela do meu quarto da pro estacionamento, montanhas e um gerador hahaha:



E estas sao imagens do predio, chama Estrella, ap112:


Estes sao os outros buildings do Poly Canyon Village ou PCV.



Esta ultima foto eh do centrinho que tem aqui no PCV, tem 1 market, o tacos to go (comida mexicana) e o Einsteins, de lanches. Ta pensando o que? Moro que nem riquinha aqui,o resto do pessoal que mora no Cerro Vista ta sempre reclamando kkkk.

Ao chegar, enrolei um pouco, paralizada naquele quarto novo, esperando as fichas cairem. Devo ter demorado 3h pra desfazer a mala e conseguir conexao com a internet. As 5pm minha IPC (international peer contact) Sav, passou pra me pegar e irmos fazer compras. Comprei 60dolares em comida, pelo menos ja nao morria de fome:


Terminei de arrumar as coisas e ja ia dormir...isso as 8pm. Dai o grupo e brasileiros que ja estavam aqui me chamou pra comer pizza e eu acabei encontrando boa parte da galera: Andreia, Daniel e Tomaz, do quarter anterior. Jessica, Mariana, Caio, Arthur, Felipe, Mateus. Tem uma pizza que tinha TUDO e era a melhor, mas pedimos tambem quatro queijos e peperoni que nao sao tao boas quanto no Brasil.

No dia seguinte fui desesperada com a Sav arranjar um chip dos EUA e um notebook, porque vida sem note eh difiiiiiiiiiiicil. Paguei 50 chip+reacarga de $40, com internet, N minutos pra falar e N mensagens. Comprei um ultrabook Lenovo touch por U$830 +taxas (U$60): i7, windows 8, 8GB memoria, 500GB de HD (com parte ssd pra ligar em 3 segundos) etc etc etc, isso tudo com a ajuda do meu namorado perfeito que me indicou as especificacoes e ao Caio e os meninos que ja estavam na loja Best Buy e puderam agilizar minha decisao =D.

Gostei muito, mas se fugi do Mac pelo trabalho e aprender a mexer com ele e me ferrei com o windows 8, maaaaaaaas tudo bem, os melhores sao aqueles que se adaptam melhos as situacoes u.u -kkk
Jantei um Chilli enlatado.

Conheci minhas roomates domingo a noite, elas sao muuito simpaticas e legais, mas ja tem sua propria vida corrida entao nao nos falamos muito...


 Segunda de manha comecaram as aulas. Tomei um bom cafe e me sentia preparada pro que viesse. 



Mas fui logo com o pe esquerdo. Ao chegar na Cheri que era responsavel pela nossa matricula, peguei meus formularios pros profs assinarem, ESTAVA TUDO TROCADO.
Ela CONSEGUIU acabar com meu dia em 10 minutos apos sair de casa. Me colocou em materias 2 super fodas, e 1 que eu nao queria. Depois disso tudo, e ainda tinha que fazer meu Cal Poly card e a AULA JA TINHA COMECADO.
Cheguei 40 minutos atrasada. Tiveram de abir a porta pra mim pois eu nao sabia a senha e toda a classe parou pra ver a otaria que chegou atrasada. Ate que foram receptivos:
-Hi, aaaahn...I am the international students and I just got my schedule so, I am sorry for being late.
-where are you from?
-Brazil
-AWAAEEEEE /o/ pessoas estranhas me aplaudindo

Sentei e esperei pelo pior.

EU NAO ENTENDIA NADA e a materia era tao foda que a gente ia pra aula soh pra discutir o que estudamos sozinho em casa e fazer muuuitos projetos, um deles era pra fazer uma ferramenta auxiliar em alguma cirurgia, ie, biomedica. Mas wtf?! O que eu estava fazendo ali?
Em um momento da aula o prof perguntou sobre o feedback..o que achavamos da aula. Fui sincera, falei que daquele jeito eu nao ia entender nada, que iamos focar no especifico e nao no geral que era o que eu precisava saber primeiro, que eu nao tinha conhecimento nenhum no asstunto. Ele disse: mas o conhecimento geral vem do estudo individual e depende de como o aluno se dispoe para a materia durante suas horas em casa.
O.O Almost cried!
Sai da sala estatelada, as pessoas do grupo da minha mesa fizeram uma lista de emails para me ajudarem com a materia. Fui correndo pra chefe do departamento de materiais, professora Chen.
Professora Chen sentou comigo e foi ver as materias possiveis de eu pegar.
Dai comecei a faltar nas dificieis e atender as que tinha encontrado ate encontrar 2 qu eu gostasse e o professor me aceitasse, e essas sao: topicos avancados em materiais (industrial processing) e supply chain management, que faco com mais 5 amigos, brasileiros.

Depois desses problemas todos, ainda tive que correr atras de varios documentos, assinaturas, scan pra finalizar meu processo de chegada nos EUA pro IIE, que eh o instituto que ta nos acompanhando. Seguem algumas fotos do dia a dia:


 Caminho para aula
 Flores no caminho para aula (parece algo de fazer cha mas nao me lembro o nome...se alguem souber comenta ai!)
 Posto carregador de celular da Biblioteca
 Restaurant onde almocamos sempre. Na foto: Felipe e Arne
 Primeiro Almoco

Caminho pro Jerperson building...onde encontramos a Cheri
 Arvore albina


 Jerperson Building!
  Estadio CalPoly



 Siiiiiiiim pinback esteve aqui hoje e eu nao fui .-.





 Segundo almoco
 Novo moleton Cal Poly *-------* Com o preco de 1 deste da pra comprar 2 da Abercrombie x.x
 Downtown
 Downtown
 Busao MESMO
 Caminho para casa

 Estrella

 Yeah, frozen yogurt /o/
 Bebedouro que ajuda a encher garrafas:

 Foto tremida de casas por downtown
 Primeiras compraas
Subway apos compras
 Carro eletrico muito comum aqui no Campus
 Primeiro dia de academia

Me preparando para winter white party
 O garoto da direita, do meu lado, eh o Abdul...ele eh Saudi Arabian
Winter White party

Bom pessoal, por agora eh isso, conforme vou fazendo coisas diferentes, vou postando aqui. Deixem seus comentarios e assim que der eu respondo! 

10 comentários:

  1. Letícia, que bacana seu blog! Desejo toda sorte e sucesso para você na Califórnia. Sempre que possível estarei aqui acompanhando você. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por acompanhar o blog, prof!!! Comente sempre pra que eu tenha um feedback de quem le :D

      Excluir
  2. "A pressão caiu e eu dormi...", também conhecido como "desmaiei na decolagem" aeuihaeiuhaeiuhea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK tem isso mesmo?? Mas nao foi um desmaio....eu acho .-.

      Excluir
  3. O nome da plantinha pra fazer chá é lavanda ou alfazema! Hahaha adorei ler seu relato e ver suas fotos. A cabeça de uma estudante de engenharia pensa muito diferente da de um estudante de psicologia quando está entediada em um avião!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaa valeeeeu pelo nome da planta!! A e o que eh diferente? Diz ae :D

      Excluir
    2. De nada! Eu não ficaria pensando na turbulência e na pressão e coisas do tipo. Fico mais olhando o que as pessoas estão fazendo e pensando, como reagiriam em caso de desastre, se os funcionários do avião estão satisfeitos com o trabalho,... :)

      Excluir
    3. hahahaha realmente, olha como pensamos diferente!!!!!! ahaha

      Excluir
  4. Nossa Lê qualidade de vida.. é outro mundo. O lugar é lindo fiquei até com vontade de conhecer. A facul tbm puta de uma infraestrutura, quem sabe um dia a UFABC chegue nesse ponto. "Universidade do século XXI" ¬¬'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAh jacq nao eh assim tambem...a facul aqui eh paga...a UFABC sai do imposto q pagamos...Toda vez q faco matricula aqui aparece "vc deve U$5000,00".O Brasil esta engatinhando e sabe disso, por isso manda os brasileiros pra ca...nao soh pra aprender mas tambem voltar com um espirito de mudanca para o Brasil, pelo menos eh o que acho...e nao adianta reclamar, nossa geracao eh que tem que fazer diferenca e constriur um BR melhor...eh o minimo que podemos fazer com tanto investimento na gente!

      Excluir